12/24/2010


Histórias de filmes, por Nair Lúcia de Britto


“SEMPRE A SEU LADO”
(Hackiko – A Dog's Story- EUA-2009)

(…)
o roteiro de “Sempre a seu lado, dirigido por Lasse Hallstrom, foi inspirado numa história real que aconteceu no Japão no começo desse século, com um cachorro de nome Hackiko, e no primeiro filme japonês: Hackiko Monogatari, de 1987.

A versão atual começa quando o professor universitário desce na estação do trem, como faz todos os dias, ao retornar do trabalho. Nesse dia uma surpresa o espera: um cãozinho perdido, bem no meio da estação, junto à caixa que lhe servira de abrigo.

Mesmo contrariando o desejo da esposa, o professor carrega o cachorrinho consigo, a fim de tentar localizar seu dono ou, pelo menos, encontrar alguém que quisesse adotá-lo. Mas seus planos não dão certo e o cãozinho vai ficando na casa dele e conquistando o coração da família.

Profundamente grato pela proteção, carinho e acolhida o cão acompanha
o professor até a estação de trem toda vez que ele sai para o trabalhar; e volta para lá exatamente no horário em que seu dono retorna...

Só que de repente, por força do destino, o professor não volta mais... mas o cão o espera no mesmo lugar, na mesma estação... todos os dias, mês após mês, ano após ano; e ninguém consegue retirá-lo de lá!

O professor da vida real trabalhava na Universidade de Tóquio. E ainda hoje, na estação de Shibuya, existe uma estátua de Hackiko, erguida no mesmo lugar onde o cão esperava pelo dono, sem jamais se cansar nem perder a esperança de vê-lo voltar.

Essa história dele foi levada ao conhecimento das crianças, nas Escolas do Japão, para ensiná-las o valor da lealdade e da verdadeira amizade.


Nair Lúcia de Britto
Posted by Picasa

12/22/2010

Posted by Picasa
Decoração de Natal em Lisboa.
Perdida a raíz rural, o simbolo natalício surge despido e desafectado, frio e objectivo, de uma clareza funcional que mais reenvia para um qualquer sinal de trânsito.
Em tempos propôs-se ao edil António Costa a abertura de um concurso entre artistas que decidisse a decoração natalícia. Ao menos, quando se fossem ver as iluminárias, haveria o suspense de ver o enfeite vitorioso, a par com a exposição que apresentaria as maquetas das obras a concurso.
Posted by Picasa

12/20/2010

MINHA GATA AMARELA











A minha gata é amarela
O que tem de mais bonito...
São os olhos dela!
E o que ela...
Mais gosta de fazer
É tirar uma soneca
Na almofada da sala
Junto da minha boneca

Minha gata amarela
Não fala, nem faz querela
Ela mia, ela corre, ela brinca
Ela olha pela janela
Quando está com fome
Morde a minha canela!
Nhau!!!!!!!!



Nair Lúcia de Britto

Arquivo do blogue