5/19/2007

ESMOLAS A MENORES.
POR DETRÁS DA CRIANÇA QUE PEDE´
UM ADULTO EXPLORA-A

EUROPA 4


Zaldívar Alonso, Carlos, "O Grande Desequilíbrio", in AAVV Guerra e Paz no Século XXI - Uma perspectiva europeia, Castels, Manuel e Serra, Narcis, coord., Lisboa, Fim do Século edições, 2007.
A hipótese de que a UE, FMI, OMC e OCDE possam muitas vezes ser problema e não solução ao actuarem como instrumentos de globalização descontrolada do mercado livre.
Proposta de "controlar a globalização através da criação de entidades capazes de corrigir o grande desiquilíbrio que hoje existe no mundo do qual os EUA beneficiam."
Outros extractos:
- "A cultura é a matéria negra da política e economia" [matéria negra no cosmos é a quantidade de matéria existente que não se vê mas cuja influência na matéria visível é fundamental].
- "aquilo a que chamamos globalização significa entre outras coisas que as relações entre culturas diversas estão a intensificar-se velozmente. Se não queremos que o caso acabe mal, melhor será que os ocidentais não ajam como ignorantes a transbordar de arrogância"
- "Para liderarmos com o grandes [EUA] nós, pequenos, temos de nos agrupar"
Texto curto, concreto e programático.

ALTERNATIVA 5


Beck, Ulrich, "As instituições de governança na sociedade mundial de risco", in AAVV Guerra e Paz no Século XXI - Uma perspectiva europeia, Castels, Manuel e Serra, Narcis, coord., Lisboa, Fim do Século edições, 2007. Px: ca. 16 euros
Segundo U.B. o neo-libralismo caíu quando o 11/09 levou à descoberta de que a segurança da aviação dos EUA estava a cargo de privados em regime de part-time, alguns ganhando menos que os empregados do macdonald's.
Distinção entre Estado/Nação como forma de contribuir para a construção de "Estados cosmopolitas", isto é, Estados cuja soberania aumenta na justa medida em que se internacionalizam e são mais atentos ao Outro, dentro e fora das respectivas fronteiras.
Estudo rico em propostas concretas.

5/14/2007

CAPITALISMO 15

LEITURA
Ziegler, Jean, Império da Vergonha, Lisboa, ed. Asa, 2007
O capitalismo no seu pior para que se saiba.
"Em cada meia hora morrem 112 mil crianças de fome" - Não se diz para que o Leitor usufrua da bela vertigem de um calafrio e durma mais repousado. Diz-se, sim, no livro de JZ para que se actue e evite que continue.
Uma chamada de atenção para o que não é fatal e depende apenas de nós: melhorar o mundo.
Nota: Há um filme feito com base no texto de JZ. A ver.
Temos o dever de erradicar a fome do mundo.

Arquivo do blogue